Vem aí um dos maiores desfiles da história da Mocidade Unida da Mooca, a oitava escola a se apresentar no domingo, dia 11 de fevereiro, pelo Grupo de Acesso 1 do Carnaval de 2024 em São Paulo.
Quem garante essa entrega é o carnavalesco Caio Araújo, artista responsável pelo desenvolvimento do enredo “Oyá Helena”, que irá enaltecer e evidenciar a história de uma das principais intelectuais do Brasil: Helena Theodoro, pioneira e visionária sobre a cultura do povo preto. Clique aqui para ouvir o samba.
“Esse ano começamos a trabalhar muito cedo. Já iniciamos o processo das alegorias. Nosso abre alas já está sendo feito. O trabalho está sendo feito com muito cuidado e carinho pra gente homenagear Helena da maneira que ela merece ser homenageada. É uma responsabilidade gigantesca que recebemos com muito alegria. Tenho a certeza que a gente está no caminho certo para fazer um grande desfile para ela. Podem esperar um visual como a Mooca nunca levou para Avenida. A gente promete isso para comunidade e vamos entregar”, disse o profissional em vídeo compartilhado pela agremiação liderada por Rafael Falanga.
+ Presidente da MUM fala sobre encontro emocionante com homenageada
Caio Araújo é formado em Artes Visuais, pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Depois de trabalhar como educador de 2011 até 2020, em diversas unidades do Sesc São Paulo, teve a oportunidade de atuar na equipe do carnavalesco Jorge Freitas, como desenhista e projetista de alegorias e fantasias. Em 2023 assumiu o cargo de carnavalesco da Mocidade Unida da Mooca, com o enredo “O Santo Negro da Liberdade”.
Quarta colocação do Acesso 1 em 2023
Fechando o Grupo de Acesso 1 de São Paulo, a Mocidade Unida da Mooca apresentou no Sambódromo do Anhembi, na madrugada desta segunda-feira (20), o enredo “O Santo negro da Liberdade”.
O tema retratou a história de Francisco José das Chagas, conhecido como cabo Chaguinhas. Ele foi um cabo negro assassinado no século 19 no Largo da Forca, no bairro da Liberdade, na região central São Paulo.
Linha de enredos
Desde que subiu para o Grupo de Acesso 1 de São Paulo, a MUM conquistou um quinto lugar, em 2019, e ficou na quarta colocação em três Carnavais consecutivos, 2020, 2022 e 2023.
Entre os enredos abordados nos últimos anos, a escola levou para o Anhembi temas sobre o orixá Xangô; a história do pavilhão ostentando pelos casais de mestre-sala e porta-bandeira; homenagem ao dramaturgo, ativista e político brasileiro, Abdias do Nascimento; e em 2023, apresentou um desfile sobre Francisco José das Chagas, conhecido como Chaguinhas – todos eles com temáticas que exaltam a negritude.
Leia também:
+ Começa a venda de ingressos para o Carnaval de SP 2024
+ Confira os enredos já lançados para o Carnaval de 2024