Colunista do SRzd se inspira em dança de casal na Sapucaí para destacar o bailado preservado

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Nos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, tenho observado dois tipos de performance: uma com o bailado do mestre-sala e porta-bandeira, trazendo o conhecimento histórico da dupla e sua dança, e outra; uma coreografia elaborada e planejada para apresentar a bandeira aos julgadores – “uma dança com bandeira” – que utiliza uma […]

POR Eliane Santos de Souza14/06/2022|3 min de leitura

Colunista do SRzd se inspira em dança de casal na Sapucaí para destacar o bailado preservado

Unidos do Porto da Pedra 2022. Foto: Matheus Siqueira/SRzd

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Nos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, tenho observado dois tipos de performance: uma com o bailado do mestre-sala e porta-bandeira, trazendo o conhecimento histórico da dupla e sua dança, e outra; uma coreografia elaborada e planejada para apresentar a bandeira aos julgadores – “uma dança com bandeira” – que utiliza uma movimentação de outras danças.

Trago abaixo um vídeo, que faz nos encantarmos com a maravilhosa performance do casal do Unidos do Porto da Pedra, Rodrigo França e Cintya Santos.

Observar a postura e o estilo do par, muito nos emociona. Aqui, vemos o bailado do mestre-sala e da porta-bandeira, conforme descrito por Elcio PV e Vilma Nascimento, em Dança do Samba, exercício do prazer; Bicho Novo em Museu da Imagem e do Som e Dodô da Portela, ao Centro Cultural Cartola.

O bailado, nesta gravação, está preservado, sem interferência de outros passos alheios a coreografia obrigatória. A porta-bandeira Cintya Santos executou com maestria todos os seus movimentos: patinete com reverência sem inclinação de tronco, abano com giros seguros nos dois sentidos, balanço com apoio e sem apoio e, aviãozinho com sincronismo perfeito ao movimento do mestre-sala! O bailado foi preservado, em performance contemporânea. Vejam:

Eliane Santos de Souza é professora e pesquisadora do tema: dança, dança do samba, bailado do mestre-sala e porta-bandeira. Lecionou, como substituta, no curso de Bacharelado em Dança da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a UFRJ. É Doutora em Arte pelo PPARTES-UERJ com a tese: Daqui de onde te vejo: reflexões de uma porta-bandeira sobre o mestre-sala, com publicação em formato de livro com o mesmo título. É Mestre em Ciência da Arte- UFF com a dissertação: Uma semiologia do samba: O bailado do mestre-sala e da porta-bandeira. Ainda é especialista em Educação pela Universidade Federal Fluminense, Docente do Ensino Fundamental e especializada em Educação Infantil. Porta-bandeira aposentada, é apoio, orientadora e apresentadora de casais. Foi membro de comissões julgadoras do quesito mestre-sala e porta-bandeira, no Rio de Janeiro, em Porto Alegre, São Paulo e Uruguaiana.

Crédito do vídeo: Unidos do Porto da Pedra
*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do portal SRzd

Nos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, tenho observado dois tipos de performance: uma com o bailado do mestre-sala e porta-bandeira, trazendo o conhecimento histórico da dupla e sua dança, e outra; uma coreografia elaborada e planejada para apresentar a bandeira aos julgadores – “uma dança com bandeira” – que utiliza uma movimentação de outras danças.

Trago abaixo um vídeo, que faz nos encantarmos com a maravilhosa performance do casal do Unidos do Porto da Pedra, Rodrigo França e Cintya Santos.

Observar a postura e o estilo do par, muito nos emociona. Aqui, vemos o bailado do mestre-sala e da porta-bandeira, conforme descrito por Elcio PV e Vilma Nascimento, em Dança do Samba, exercício do prazer; Bicho Novo em Museu da Imagem e do Som e Dodô da Portela, ao Centro Cultural Cartola.

O bailado, nesta gravação, está preservado, sem interferência de outros passos alheios a coreografia obrigatória. A porta-bandeira Cintya Santos executou com maestria todos os seus movimentos: patinete com reverência sem inclinação de tronco, abano com giros seguros nos dois sentidos, balanço com apoio e sem apoio e, aviãozinho com sincronismo perfeito ao movimento do mestre-sala! O bailado foi preservado, em performance contemporânea. Vejam:

Eliane Santos de Souza é professora e pesquisadora do tema: dança, dança do samba, bailado do mestre-sala e porta-bandeira. Lecionou, como substituta, no curso de Bacharelado em Dança da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a UFRJ. É Doutora em Arte pelo PPARTES-UERJ com a tese: Daqui de onde te vejo: reflexões de uma porta-bandeira sobre o mestre-sala, com publicação em formato de livro com o mesmo título. É Mestre em Ciência da Arte- UFF com a dissertação: Uma semiologia do samba: O bailado do mestre-sala e da porta-bandeira. Ainda é especialista em Educação pela Universidade Federal Fluminense, Docente do Ensino Fundamental e especializada em Educação Infantil. Porta-bandeira aposentada, é apoio, orientadora e apresentadora de casais. Foi membro de comissões julgadoras do quesito mestre-sala e porta-bandeira, no Rio de Janeiro, em Porto Alegre, São Paulo e Uruguaiana.

Crédito do vídeo: Unidos do Porto da Pedra
*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do portal SRzd

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