A professora, escritora e pesquisadora Rachel Valença, em sua coluna no SRzd, opinou sobre os seus sambas de enredo prediletos das 15 escolas da Série Ouro do Rio de Janeiro para o Carnaval 2022.
Com o adiamento da festa, os desfiles da divisão de acesso carioca neste ano estão previstos para os dias 20 (quarta-feira) e 21 (quinta-feira) de abril, na Marquês de Sapucaí.
+ Confira a ordem dos desfiles
Confira abaixo a opinião de Rachel Valença:
1º lugar – Império Serrano. Compositores: Paulo Cesar Feital, Henrique Hoffmann, Andinho Samara STS, André do Posto 7, Jefferson Oliveira e Ronaldo Fininho.
Um enredo tão inteligente e adequado às tradições da escola só poderia gerar um samba de qualidade. Imagino como será grato aos imperianos cantar “contra toda intolerância sou Exu de Oxalá” e “Sou eu Império da Patente de Ogum”.
2º lugar – Acadêmicos de Vigário Geral. Compositores: Júnior Fionda, Fagundinho, Luis Carlos D’avenida, Marcelinho Santos, Domenil Santos, Robert Farrow, Luiz Pião, Gigi da Estiva, Fadico, Romeu, Felipe Revelação, Silvana, Rodrigo Shumacher e Carlinho Ousadia.
O samba tem chance de se firmar como o melhor de 2022. Um enredo maravilhoso, mas já muito visitado pela inspiração dos poetas encontra uma forma nova, bem atual, de mostrar a Pequena África pelo viés da resistência, sem perder a poesia. Um grande samba.
3º lugar – Inocentes de Belford Roxo. Compositores: Cláudio Russo, Tem Tem Jr., Júnior Fionda e Lequinho.
Felizes os componentes dessa escola, pois é um samba bom de ouvir e de cantar. Destaque para a melodia da segunda parte, repousante após o refrão forte.
+ Ouça todos os sambas da Série Ouro
Leia também:
+ ‘Alô, meu povão de Padre Miguel’: menino imita Wander Pires e ganha convite da Mocidade
+ Viviane Araújo chora, surpreende fãs e anuncia gravidez; assista
+ Colunistas do SRzd escolhem seus sambas preferidos no Grupo Especial do Rio 2022