Durante a exibição de seu programa “Alerta Nacional” nesta terça-feira (29), Sikêra Jr. fez um pedido de desculpas por uma declaração homofóbica proferida na última sexta-feira (25).
A retratação do apresentador da RedeTV! não foi espontânea: desde seu último ataque às pessoas LGBT, marcas que anunciavam em seu programa vêm retirando seus patrocínios.
O movimento ocorre em meio à pressão do “Sleeping Giants Brasil”, que até o momento, com a ajuda de internautas, através da tag #DesmonetizaSikera, conseguiu alertar e fazer com que sete empresas interrompessem campanhas publicitárias que estavam sendo realizadas.
“Eu preciso reconhecer que me excedi, no calor do comentário, defendendo a inocência de crianças que eu sempre defendi. Posso ter usado palavras que me arrependo, sou humano. Errei, erro e vou errar”, disse o apresentador.
Embora tenha se retratado, Sikeira seguiu defendendo seu pensamento considerado homofóbico: “Eu tenho sofrido muito por conta desta situação. Eu tenho a responsabilidade de pedir desculpas publicamente. Vou seguir nesta batalha para defender as crianças e a família tradicional, mas sem desrespeitar quem pensa diferente de mim. Você que discorda também é muito bem-vindo aqui”.
Sikêra recorrentemente profere declarações pejorativas e preconceituosas com relação à comunidade LGBT. Na última sexta-feira (25), ele foi criticado por uma fala sobre um comercial do Burger King em alusão ao “Dia Internacional do Orgulho LGBT”, celebrado em 28 de junho.
O Ministério Público Federal do Rio Grande do Sul (MPF) ajuizou, nesta terça-feira (29), uma ação civil pública contra Sikêra Jr. e a RedeTV! por conta dos comentários feitos pelo apresentador.