A participação da ex-BBB Jade Picon na próxima novela do horário nobre da Rede Globo ainda está dando o que falar. Desde que foi anunciado que a influencer estaria escalada para o novo elenco, a notícia gerou polêmica e dividiu opiniões.
Acontece que, a jovem de 20 anos não possui o registro profissional para atuar como atriz, porém o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro (Sated-RJ) concedeu uma autorização especial para que a influenciadora pudesse atuar em “Travessia”, próxima trama da autora Gloria Perez.
“Nós demos uma autorização especial. Uma permissão específica para que ela atuasse em determinado produto (novela) e com tempo de validade. Acabou o trabalho, acabou. Ela não terá direito ao registro profissional quando a trama terminar“, afirmou Hugo Gross, presidente do Sated.
Com toda a polêmica envolvendo o nome da novata, algumas atrizes já conhecidas, como Fernanda Paes Leme e Deborah Secco, declararam apoio a Jade. Quem também resolveu expor sua opinião sobre a situação e sair em defesa da jovem foi a apresentadora Monique Evans.
Evans exaltou a participação de Picon na telenovela e ainda aproveitou para dar uma provocada no ator e campeão do BBB 22, Arthur Aguiar: “Deve ter muita gente com inveja da Jade Picon, que vai estar na novela. Às vezes ganhar o ‘BBB’ não quer dizer nada! Tenho visto os outros desfilando, trabalhando… E onde está o campeão? Parabéns, Jade!“, escreveu ela.
Artistas se revoltam
Em contrapartida, outras atrizes tem utilizado as redes sociais para comentar a insatisfação sobre o caso.
Anna Rita Cerqueira usou um filtro de palhaça no Instagram e criticou o assunto: “Na minha época, isso significava anos de estudo e panfletar para encher o teatro e receber, por fim de semana, às vezes o que não pagava nem a ida e volta para o teatro. Meus dez anos de curso de teatro se encontram de luto após essa notícia. (…) Amanhã vou acordar e virar médica, ou quem sabe advogada“, disse ela.
“A cada dia que passa mais eu tenho certeza que nessa profissão só resta quem é absolutamente obcecado e devoto por ela. Ficar 14 horas por dia trabalhando é só para quem não vive de outra forma. É uma batalha a cada dia. Não tem glamour. É um trabalho como todos os outros e assim como todos os outros o registro profissional deve ser respeitado“, escreveu Nina Tomsic.
O desabafo mais recente foi o de Carol Garcia, que estava no ar com a novela “Quanto Mais Vida Melhor”. Na última quarta-feira (22), ela fez comentários irônicos sobre o vídeo em que Jade aparece recebendo a notícia de que havia sido aprovada no teste.
“Bacana. Parece eu quando passei no teste de ‘A Dona do Pedaço’, depois de ouvir milhões de nãos, milhões de ‘foi quase’, muito dinheiro contado pra pegar ônibus pra estudar teatro e assistir teatro. Parece até os meus amigos que fizeram faculdade de teatro, pensam a cultura, têm, além de talento, vocação, tem projetos sociais, dão aula pra pagar contas e tiveram que pegar cesta básica durante a pandemia. Muito parecido“, publicou ela.
A atriz finalizou falando sobre privilégios: “Eu nem acho que a gente (os atores) precise passar por isso não. Cada um tem uma história. Mas acho que temos que ter amor pela profissão, respeito, dedicação, estudo, consciência. Têm pessoas que nascem privilegiadas e é isso… cabe a cada um saber o que faz com isso. Mas o que mais me impressiona é a indústria mesmo, não a pessoa em si“, concluiu.
Leia também:
+ Destaque de Pantanal, Irandhir Santos sofre acidente nas gravações
+ Bianca Andrade abre o jogo e revela que fez sexo a três com famosos