Vida e saúde. O jornalista Evaristo Costa, 48 anos, ex-âncora de telejornais da TV Globo, revelou que enfrenta a doença de Crohn, condição diagnosticada em 2021 que o fez perder mais de 20kg em apenas três semanas. A declaração foi dada ao podcast PodCringe, comandado por Michael Keller.
“Cheguei a 99 quilos, mas estava inchado por causa do corticoide. Quando o medicamento foi cortado, perdi 23 quilos em três semanas”, relatou.
“Eu me sinto definhando, é como defino para o médico. Todos os dias eu me sinto definhando. Perco meio quilo por dia… Posso comer qualquer coisa, mas não para dentro de mim. A alimentação não para dentro de mim, então não pego os nutrientes ideais e estou sempre com a imunidade baixa”, disse.
Segundo o jornalista, sua dieta consiste em sopa com alimentos bem cozidos e suplementação.
“Às vezes as pessoas falam assim, ‘que legal, você tá bem magrinho, barriga chapada’. Mas não é um emagrecimento saudável”, explicou.
A doença de Crohn é um quadro crônico de inflamação que afeta o intestino e é autoimune, ou seja, parte de um ataque do próprio sistema imunológico da pessoa. Por isso, não tem cura, mas existe tratamento para melhorar a qualidade de vida do paciente. Segundo o Ministério da Saúde, a perda de apetite e, consequentemente, de peso também são características da doença.