O ator Hugh Jackman usou as redes sociais para homenagear o também ator e dublador brasileiro Isaac Bardavid, que morreu nesta terça-feira (1º).
O artista de Hollywood compartilhou um vídeo de sua última vinda ao país, em 2017, quando gravou com Isaac, em meio a agenda de divulgação do filme “Logan”. Nas imagens, o dublador repete em português uma das falas em inglês do Wolverine.
“Isaac Bardavid. Que lenda. Que vida e legado. Que voz! ‘Não seja aquilo que te fizeram’. Descanse bem, meu amigo”, escreveu Jackman.
Isaac Bardavid, um dos maiores dubladores do Brasil
Isaac Bardavid morreu aos 90 anos, em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Ele estava internado desde o dia 26 de janeiro em razão de um enfisema pulmonar.
“O quadro hospitalar do Isaac estava ok, controlado, mas o pulmão resolveu parar de oxigenar o corpo, mesmo intubado, mesmo recebendo oxigênio pela máquina, os alvéolos não davam conta de transmitir o oxigênio recebido para o sangue. O sangue ficou ácido demais (com taxa de oxigênio muito baixa) e por conta disso o coração falhou. Os médicos tentaram reanimação, mas o corpo já está muito cansado”, informou a família pelo Instagram.
Com uma longa e respeitada carreira, Isaac dublou personagens icônicos como o Wolverine, tanto em desenhos quanto na versão imortalizada por Jackman nos cinemas. Atuou em inúmeras produções e animações ao longo da extensa carreira, além de trabalhar como ator em novelas e filmes.
Na televisão, fez dezenas de novelas em mais de 50 anos de carreira, entre elas “Irmãos Coragem” (Beato Zacarias), “Escrava Isaura” (Seu Chico), “O cravo e a Rosa” (Felisberto), “Eterna Magia” (Zequinha) e “Além do Horizonte” (Klaus).
Leia também:
+ DGA Awards 2022: Steven Spielberg, Jane Campion e Paul Thomas Anderson são indicados
+ PGA Awards 2022: ‘Amor, Sublime Amor’, ‘Não Olhe Para Cima’ e ‘No Ritmo do Coração’ são indicados