O ator Hugh Jackman usou as redes sociais para homenagear o também ator e dublador brasileiro Isaac Bardavid, que morreu nesta terça-feira (1º).
O artista de Hollywood compartilhou um vídeo de sua última vinda ao país, em 2017, quando gravou com Isaac, em meio a agenda de divulgação do filme “Logan”. Nas imagens, o dublador repete em português uma das falas em inglês do Wolverine.
“Isaac Bardavid. Que lenda. Que vida e legado. Que voz! ‘Não seja aquilo que te fizeram’. Descanse bem, meu amigo”, escreveu Jackman.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Hugh Jackman (@thehughjackman)
Isaac Bardavid, um dos maiores dubladores do Brasil
Isaac Bardavid morreu aos 90 anos, em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Ele estava internado desde o dia 26 de janeiro em razão de um enfisema pulmonar.
“O quadro hospitalar do Isaac estava ok, controlado, mas o pulmão resolveu parar de oxigenar o corpo, mesmo intubado, mesmo recebendo oxigênio pela máquina, os alvéolos não davam conta de transmitir o oxigênio recebido para o sangue. O sangue ficou ácido demais (com taxa de oxigênio muito baixa) e por conta disso o coração falhou. Os médicos tentaram reanimação, mas o corpo já está muito cansado”, informou a família pelo Instagram.
Com uma longa e respeitada carreira, Isaac dublou personagens icônicos como o Wolverine, tanto em desenhos quanto na versão imortalizada por Jackman nos cinemas. Atuou em inúmeras produções e animações ao longo da extensa carreira, além de trabalhar como ator em novelas e filmes.
Na televisão, fez dezenas de novelas em mais de 50 anos de carreira, entre elas “Irmãos Coragem” (Beato Zacarias), “Escrava Isaura” (Seu Chico), “O cravo e a Rosa” (Felisberto), “Eterna Magia” (Zequinha) e “Além do Horizonte” (Klaus).
Leia também:
+ DGA Awards 2022: Steven Spielberg, Jane Campion e Paul Thomas Anderson são indicados
+ PGA Awards 2022: ‘Amor, Sublime Amor’, ‘Não Olhe Para Cima’ e ‘No Ritmo do Coração’ são indicados