Saúde. O comunicador Rodrigo Constantino revelou, na última sexta-feira (13), que está com câncer de boca e aguarda o resultado de uma biópsia para confirmar o diagnóstico. De acordo com ele, os primeiros sintomas surgiram na língua.
Constantino afirmou que “duas pessoas muito poderosas” queriam destruí-lo, o que teria ajudado no fator estresse, aumentando as chances do câncer.
Os tumores de boca são mais comuns em homens, acima de 40 anos que bebem álcool em excesso, tabagistas, se expuseram ao sol na região dos lábios sem proteção por muitos anos, ou que têm diagnóstico positivo para HPV – a infecção aumenta 16 vezes o risco de câncer de garganta e causa 60% dos diagnósticos. A predisposição genética também aumenta as chances de desenvolver a doença.
Um estudo recente, publicado em setembro deste ano, revela que um conjunto de bactérias na boca pode aumentar em 50% o risco de desenvolver câncer na região. Além disso, irritações repetidas nos dentes, cáries, dentaduras mal ajustadas e a falta de higiene oral adequada também são fatores de risco.
Sintomas do câncer de boca:
1 – Manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nas bordas da língua: Um dos primeiros sinais do câncer na região.
2 – Desconforto para engolir: Sintoma comum nos estágios iniciais.
3 – Sangramentos na boca sem motivo aparente: Outro sinal precoce.
4 – Dor para engolir: Indica que o câncer pode estar em estágio avançado.
5 – Dificuldade de movimentar a língua: Também é um sinal de estágio avançado.
6 – Redução das chances de cura: Quando o câncer chega ao estágio avançado, as chances de cura caem de 95% para 45%.