Foram resgatados com vida neste sábado (6) 31 jovens que estavam presos em duas escolas na Indonésia, uma semana depois que um terremoto e um tsunami atingiram a ilha de Celebes e deixaram centenas de mortos. As informações são da agência nacional de resgates Basarna.
Segundo declarou à agência EFE o porta-voz da Basarnas, Yusuf Latif, os estudantes foram encontrados na sexta-feira. Dos 31, 23 foram resgatados no subdistrito de Marawola, em Sigi, e os outros oito em Tondo, situados ao sul e ao norte, respectivamente, da cidade de Palu.
As autoridades ainda não suspenderam oficialmente as buscas e as equipes de resgate continuam, neste sábado, os trabalhos na ilha de Celebes. Estima-se que haja mais de mil pessoas desaparecidas em Palu, uma cidade de 350 mil habitantes na costa oeste da ilha.
De acordo com um novo balanço oficial, informou a AFP, ao menos 1.649 pessoas morreram em decorrência do terremoto e do tsunami. A maioria dos mortos foi encontrada em Palu. Os números de áreas mais remotas, algumas ainda isoladas por estradas destruídas e deslizamentos de terra, estão chegando aos poucos, quando chegam.
Ninguém sabe quantas pessoas foram arrastadas para a morte quando o chão sob Petobo e áreas próximas a Palu se dissolveu violentamente, num processo conhecido como liquefação do solo.