A Apple confirmou que todos os iPhones, iPads e computadores Mac foram afetados por falhas de segurança em chips, que atingiram pelo menos 90% dos eletrônicos do mundo, deixando os dispositivos vulneráveis a ataques de hackers.
“Todos os sistemas Mac e dispositivos iOS foram afetados, mas não foram identificadas atividades que afetem os consumidores neste momento”, afirmou a empresa, em comunicado.
A Apple alertou ainda os usuários a baixarem os softwares de atualização somente a partir de fontes confiáveis para evitar aplicativos “maliciosos”. Também afirmou ter liberado alguns patches (programas usados para correção de bugs) e disse que não há evidências de que a brecha tenha sido explorada.
Pesquisadores identificaram duas falhas de segurança em chips: Meltdown e Spectre. Enquanto a Meltdown se restringe a eletrônicos com chips Intel, a Spectre tem um potencial de alcance maior, afetando também dispositivos com tecnologia ARM Holding e Advanced Micro Devices (AMD).
O anúncio desconstrói a crença de que dispositivos da Apple são menos vulneráveis a problemas de segurança do que, por exemplo, telefones Android ou computadores com sistema operacional Windows da Microsoft.
Em nota publicada no seu site oficial, a Apple informou que já liberou “mitigações” contra a Meltdown na mais recente atualização do seu sistema operacional: iOS 11.2 (iPhones e iPad) e macOS 10.13.2 (MacBooks e iMacs). E informou que a Meltdown não afeta o Apple Watch.