No início do mês de agosto, a Nike divulgou os uniformes que os jogadores do Brasil irão usar durante os jogos da Copa do Mundo no Catar, a partir de novembro.
A inspiração da fornecedora de materiais esportivos para vestir a seleção foi a onça-pintada e a “Garra Brasileira”, que dá nome à coleção. É no Pantanal, no centro-oeste do país, que temos maior número de onças-pintadas na América.
Nas redes sociais, muitos internautas fizeram relação das camisas com o remake da novela “Pantanal”, que estreou na programação da Rede Globo, em março de 2022, e faz sucesso em audiência, faturamento e repercussão.
Leia também:
+ Condenado à prisão: defesa de Gilberto Barros justifica fala homofóbica
+ Vídeo: Gracyanne Barbosa ‘dobra’ o corpo ao meio em alongamento
Trata-se apenas de uma coincidência. Essa é a posição oficial da empresa responsável pelos uniformes em relação às reações de associações feitas da trama – em que a personagem Juma se transforma no animal – com as estampas de onça-pintada nas peças feitas em duas versões: azul e amarela.
“O conceito e o design dos uniformes são desenvolvidos, em média, com dois anos de antecedência. Não há qualquer relação entre o lançamento dos uniformes da seleção brasileira com a novela”, assegura Thiago Lia, gerente de marca para homens da Fisia, distribuidora oficial da Nike do Brasil, em depoimento enviado ao UOL.
No calendário, a novela foi anunciada em setembro de 2020 pela Globo. A Nike alegou que a camisa já estava em desenvolvimento neste período.
“Vibrante e arrojado, o uniforme 2022 da Seleção Brasileira homenageia a coragem e a cultura de um povo que nunca desiste. Inspirado na garra e beleza da onça, a camisa une todos os brasileiros”, escreveu a CBF no Twitter ao apresentar o uniforme.