Com o objetivo de propor, elaborar, sugerir e fiscalizar as políticas relacionadas ao futebol masculino e feminino, o Estado do Rio de Janeiro terá um Conselho Estadual de Futebol (Conefut-RJ).
A determinação da Lei 7.948/18, de autoria do deputado Geraldo Pudim (MDB), foi sancionada pelo governador Luiz Fernando Pezão e publicada no Diário Oficial do Executivo desta segunda-feira (7).
O conselho será responsável por participar da elaboração de critérios, normas, metas e prioridades para garantir boas condições das atividades ligadas ao futebol e suas modalidades.
O objetivo é propor estratégias para acompanhar e fiscalizar o setor, observando o orçamento da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) e, quando possível, apresentando sugestões para aplicação dos recursos.
O Conefut-RJ também terá que incentivar os times de futebol do interior do estado, bem como as partidas entre jogadores das categorias de base.
Composição
O grupo será composto por 51 integrantes entre representantes de órgãos públicos, da sociedade civil e de instituições ligadas ao futebol, como a dos árbitros, por exemplo.
O mandato terá duração de quatro anos. Pelo texto, um fundo será criado, com recursos da Loterj, com o percentual das rendas dos jogos regionais no estado.
“Esse conselho é uma demanda que há muito tempo vem sendo solicitada por profissionais da área para uma melhor interação, representando um passo a mais na criação de novas perspectivas para o futuro. As decisões sobre futebol no estado serão mais democráticas com a criação deste conselho”, explicou o autor.
* Fonte: Alerj