Vários estados da Índia estão enfrentando escassez de medicamento usado para tratar uma infecção, causada por fungos, chamada mucormicose.
A enfermidade é rara e potencialmente fatal, e tem se tornado cada vez mais comum em pacientes com Covid-19, de acordo com autoridades do país.
A doença foi identificada na Índia, ainda antes da pandemia do novo coronavírus, mas os casos estão crescendo em pacientes contaminados pela Covid e também naqueles que se recuperaram. Ela é causada por fungos encontrados em ambientes úmidos e tem como alvo principal o trato respiratório, principalmente naqueles com sistema imunológico comprometido.
“Os governadores de Estados indianos deveriam declarar epidemia após o aumento nos casos mortais de ‘fungos negros'” disseram autoridades de Saúde do país.
Na última quinta-feira (20), o secretário adjunto do Ministério da Saúde da Índia, Lav Agarwal, escreveu aos 29 governantes dos Estados da Índia para pedir que declarem epidemia. Com isso, o ministério poderá monitorar mais de perto o que está acontecendo em cada região e permitir uma melhor integração do tratamento.
Ainda não se sabe quantos casos estão confirmados em todo o país, que atualmente enfrenta uma segunda onda da Covid-19, que tem causado milhares de mortes todos os dias. Até esta sexta-feira (21), a Índia soma mais de 26 milhões de casos confirmados e registra mais de 291 mil mortos.
+ Sidney Rezende: ‘Nos pontos sensíveis, Pazuello saiu da CPI menor do que entrou’
+ MC Kevin fala sobre a própria morte em vídeo; assista
+ Bolsonaro sobre encontro de Lula com FHC: ‘Um ladrão e um vagabundo’
+ Pazuello será reconvocado para depor na CPI
+ Substituto de Dallagnol na Lava-Jato, Alessandro Oliveira morre aos 45 anos
+ PVC e Casagrande batem boca na TV; assista
+ Novo reality da RecordTV terá Sabrina Sato e estreia em julho
+ Fim da dupla: Simone e Simaria surpreendem fãs e anunciam nova etapa na carreira
+ Casos de Família e decisão em SP são destaques da TV; veja os números de 20 de maio
+ Vídeo: Ana Maria Braga se irrita durante apresentação de Wesley Safadão e solta palavrão