Em novo relatório, divulgado nesta sexta-feira (05), o governo da Indonésia relata um total de 1.558 mortes em decorrência dos recentes terremotos e tsunami que atingiram o país na última semana. Número pode ser ainda maior, visto que é estimado mais de 1000 desaparecimentos na província de Sulawesi.
A quantidade de vitimas fatais tem aumentado à medida que socorristas alcançam áreas mais remotas da região. Na última terça-feira (02), a quantidade de vítimas fatais era de 1.234. Dois dias antes, no domingo (30), o número de mortes registradas era de 832.
Em 28 de setembro, as cidades de Palu e Donggala foram as mais afetadas por um terremoto de 7,5 graus. Ondas gigantes, de cerca de 6 metros, sucederam os tremores.
Anel de Fogo
Neste ano, a Indonésia tem sofrido com uma série de atividades sísmicas. Em agosto, o país sofreu uma uma sequência de terremotos que deixou mais de 430 mortos e centenas de milhares desabrigados na região de Lombok.
A Indonésia é situada em uma área conhecida como Anel de Fogo. Região é conhecida pela grande quantidade de atividades sísmicas. Em 2004, um tremor subaquático de magnitude de 9.3, provocou uma tsunami que devastou a costa oeste do país. Cerca de 168,000 morreram.