Previsões. As centúrias de Nostradamus, médico francês que se tornou o mais popular vidente do mundo, publicadas em 1555, retornam com força sempre ao final de cada ano.
Os textos do astrólogo ganham nova leitura e interpretações constantemente. Estudiosos dos 942 versos chamados quadras apontam que Nostradamus teria previsto a ascensão de Adolf Hitler, o assassinato de John F. Kennedy, os ataques de 11 de setembro, a Covid-19 e a morte da Rainha Elizabeth. A publicação do francês, inclusive, entrou para a lista de best-sellers em 2022, tamanha a curiosidade das pessoas sobre o que virá.
De olho no próximo ano, pesquisadores identificaram as seguintes quadras que trariam previsões para 2024:
Reviravolta no trono da Inglaterra com Rei Charles III sendo sucedido pelo príncipe Harry: “logo depois (de uma guerra desastrosa) um novo rei será ungido. Que, por um longo tempo, apaziguará a terra”;
De acordo com as centúrias, haverá um “combate e batalha naval” e que um “adversário vermelho ficará pálido de medo, colocando o grande oceano em pavor”. A interpretação dessa passagem indica um conflito envolvendo a China.
O tema meio ambiente também estaria nas previsões de Nostradamus: “A terra seca ficará mais seca e haverá grandes inundações quando for vista. Fome muito grande através de onda pestilenta”.
Ainda de acordo com as previsões, o Papa Francisco morrerá e um sucessor será escolhido: “Através da morte de um pontífice muito velho, um romano de boa idade será eleito, dele se dirá que enfraquece a sua sé, mas por muito tempo ficará sentado e em atividade mordaz”.