De acordo com o Conselho de Segurança da ONU, uma reunião foi marcada para este sábado (14) para discutir os ataques na Síria, conforme solicitaram os diplomatas russos.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu que os países-membros da organização fossem moderados “nestas circunstâncias perigosas” e respeitem o direito internacional.
A fala de Guterres refere-se ao ataque de mísseis lançados nas últimas horas por Estados Unidos, França e Reino Unido contra a Síria , em retaliação ao suposto ataque químico ocorrido há uma semana na cidade de Duma, na Síria, que deixou três civis feridos na província de Homs, e teria sido comandado por Bashar al-Assad em abril.
“Peço a todos os estados membros que mostrem moderação nestas circunstâncias perigosas e evitem qualquer possível escalada da situação e o sofrimento do povo sírio”, declarou o porta-voz da ONU, através de um comunicado.
Em seu texto, Guterres também lembrou que o Conselho de Segurança tem como “principal responsabilidade a manutenção da paz e a segurança”, e pede que seus membros se unam “e assumam essa responsabilidade”.