Em busca de uma solução negociada dentro da diplomacia entre Rússia e Ucrânia desde antes da guerra eclodir no Leste Europeu, o presidente da França, Emmanuel Macron, conversou com os presidentes dos dois países nesta quinta-feira (3).
Macron chegou a uma conclusão sombria após a conversa com Vladimir Putin, líder da Rússia: “o pior ainda está por vir”, disse.
Segundo comunicado do Palácio do Eliseu, em uma conversa que durou uma hora e meia, Putin afirmou que a operação russa está prosseguindo “de acordo com os planos” e pode “se intensificar” se os ucranianos não aceitarem suas condições.
+ Putin diz que invasão na Ucrânia ‘está sendo cumprida’ como planejado
“A previsão do presidente é que o pior está por vir, tendo em conta o que lhe disse o presidente Putin”, informou o Eliseu em comunicado para a imprensa francesa.
De acordo com o primeiro-ministro francês, Jean Castex, a conversa ocorreu “a pedido do presidente Putin”.
Reeleição na França
Macron deve oficializar sua candidatura à reeleição nas eleições presidenciais de abril. Embora esteja há meses em campanha, o presidente postergou a oficialização, em parte, devido ao conflito, mesmo antes dele se tornar armado.
Segundo a maioria dos analistas, Macron desejava evitar a guerra também para poder usar isso em sua campanha. A invasão russa na semana passada frustrou seus planos.
Leia também:
+ Mais de 1 milhão de pessoas deixaram a Ucrânia após início da guerra
+ Guerra na Ucrânia faz Nostradamus ser buscado e estudos identificam previsão
+ Ministro da Rússia diz que uso de armas nucleares causaria destruição