Pelo menos 18 idosos, residentes em um asilo na Antuérpia, maior cidade da região de Flandres, na Bélgica, morreram de Covid-19 após a visita de um Papai Noel infectado com a doença no início de dezembro.
No total, 121 residentes e 36 funcionários foram infectados no local. As informações são do jornal “Extra”.
O homem que se fantasiou de “Bom Velhinho” descobriu que estava com a doença três dias após visitar o asilo. Durante o encontro, muitos idosos não usavam máscara e não respeitavam o distanciamento social, além do local ser pouco ventilado.
Apesar disso, um dos principais virologistas da Bélgica, Marc Van Ranst, da universidade KU Leuven, não acredita que uma pessoa só tenha sido capaz de causar tantas infecções.
Em 14 de dezembro, quando o asilo já havia registrado 75 casos do vírus e uma morte, a prefeitura da cidade disse que o local havia cometido “um erro de julgamento”, mas pediu uma “pesquisa científica aprofundada” para apurar se a visita foi a causa do surto.
A Prefeitura afirmou que a maioria dos infectados estava “bem” e alegou que foram tomados cuidados durante a visita.
A Bélgica foi duramente atingida pela pandemia. A nação de 11,5 milhões de habitantes registrou mais de 638 mil casos do novo Coronavírus e mais de 19 mil mortes por Covid-19, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins atualizados até a manhã desta segunda-feira (28).