O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que os cientistas do país estão perto de criar vacinas contra o câncer. Na TV, ele disse que “estamos muito perto de criar as chamadas vacinas contra o câncer e drogas imunomoduladoras de nova geração”.
A declaração foi dada nesta quarta-feira (14) no fórum de futuras tecnologias, em Moscou, informou a Reuters. Putin afirmou ainda, sem especificar quais tipos de câncer as vacinas teriam como alvo, “espero que, em breve, elas serão usadas, de forma eficaz, como métodos de terapia individual”.
Na pandemia de Covid-19, a Rússia desenvolveu seu próprio imunizante contra o SARS-CoV-2, a Sputnik V, e o vendeu para vários países.
Atualmente, existem seis vacinas licenciadas contra o papilomavírus humano (HPV), que causa muitos tipos de câncer, inclusive o câncer de colo do útero, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, bem como vacinas contra a hepatite B (HBV), que pode levar ao câncer de fígado.
Vários países e empresas trabalham em vacinas contra o câncer. No ano passado, o Reino Unido assinou um acordo com a BioNTech visando realizar testes clínicos com “tratamentos personalizados contra o câncer” com a expectativa de alcançar dez mil pacientes até 2030.