POLG. O príncipe Frederik de Nassau, da família real de Luxemburgo, faleceu no último dia 1º, aos 22 anos, devido a uma doença genética rara e sem cura chamada POLG. A condição provoca falência múltipla de órgãos devido a um defeito no gene responsável pela produção de energia celular.
Frederik foi diagnosticado aos 14 anos e, desde então, sua família incentivava pesquisas sobre a doença na esperança de encontrar um tratamento. Ele era fundador e diretor criativo da Fundação POLG, dedicada ao estudo da condição.
O anúncio de sua morte foi feito por seu pai, Robert de Nassau, no site da fundação. Em um emocionante relato, Robert compartilhou as últimas palavras do filho: “Papai, você está orgulhoso de mim?”.
Entenda a doença
A doença é causada por mutações no gene de mesmo nome, responsável por codificar proteínas essenciais para o funcionamento das mitocôndrias, conhecidas como as usinas de energia das células. Com essa falha, o corpo perde a capacidade de produzir energia adequadamente, levando a sintomas como fraqueza muscular, problemas cardíacos, dificuldades na fala e na locomoção.
A POLG se manifesta de forma progressiva e, com o tempo, causa a “exaustão” dos órgãos. Sem um tratamento específico ou cura, os cuidados médicos se concentram no alívio dos sintomas e no acompanhamento das complicações.
A testagem genética pode identificar a mutação responsável pela doença, sendo recomendada para casais com histórico familiar da condição. Especialistas destacam a importância de mais estudos para o desenvolvimento de terapias eficazes contra a POLG.
