SAÚDE: Desvendado o genoma de dois tipos de tumores

  • Icon instagram_blue
  • Icon youtube_blue
  • Icon x_blue
  • Icon facebook_blue
  • Icon google_blue

Cerca de 200 genes modificados fazem com que o câncer de mama e o de cólon se espalhem com rapidez mortal – juntos, são responsáveis por 940 mil mortes por ano em todo o mundo.

POR Redação SRzd08/09/2006|2 min de leitura

SAÚDE: Desvendado o genoma de dois tipos de tumores
| Siga-nos Google News

O primeiro mapa genético dos cânceres de cólon e de mama mostrou que cerca de 200 genes modificados, muitos deles desconhecidos, ajudam os tumores a aparecerme, crescerem e espalharem-se. A descoberta é de especialistas americanos, e pode levar a novos tratamentos e a melhores técnicas de diagnóstico do câncer, além de ajudar a compreensão de como se desenvolve essa que é a segunda mais importante causa de morte no mundo desenvolvido.

O médico Kenneth Kinzler, da Universidade Johns Hopkins University, em Baltimore, nos Estados Unidos, dirigiu o estudo e diz que a investigação mostrou que o câncer é mais complexo que especialistas em genética, pesquisadores e oncologistas poderiam imaginar.

“Esperávamos encontrar uma dezena de genes, não 200”, explicou ainda Tobias Sjoblom, autor principal do estudo, que identificou 189 genes, uma média de onze por tipo de tumor. Os que provocam os tumores de mama e de cólon estavam modificados. “Desconhecia-se que a maioria desses genes estava geneticamente alterada nos tumores e que afetariam uma ampla gama de funções celulares”, disse ele à revista “Science”.

A equipe de especialistas incluiu pesquisadores da Universidade da Carolina do Sul e a Universidade Case Western Reserve de Cleveland. Foram analisadas onze amostras de tumores de mama e onze de tumores de cólon. Esses tipos de câncer foram eleitos para o estudo por sua importância no cenário mundial: juntos, eles representam a cada ano mais de 2,2 milhões de diagnósticos – 20% do total de cânceres e cerca de 940 mil mortes por essa doença (ou 14% do total).

Notícias Relacionadas

Ver tudo