O ex-presidente Lula mantém a liderança na disputa presidencial com 48,8% dos votos válidos, de acordo com pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira (6). Candidato a reeleição, o presidente Jair Bolsonaro (PL) marcou 34% dos válidos no levantamento.
Nos votos totais, Lula oscilou um ponto para menos e foi de 45% para 44%. Bolsonaro manteve os 31% da pesquisa anterior.
De um modo geral, os dados apresentados nesta sexta-feira (6) apontam uma tendência de estabilidade após a subida de Bolsonaro por causa da desistência de Sergio Moro (União) – quando saiu de um patamar estável, em torno de 26%, para os atuais 31%.
Ciro Gomes (PDT), João Doria (PSDB) e André Janones (Avante) também mantiveram os mesmos índices, de 8%, 3% e 2%, respectivamente. Simone Tebet oscilou de 2% para 1% e Luiz Felipe d’Ávila marcou 1%. Outros candidatos não chegaram a 1%.
Segundo turno
Ainda segundo a pesquisa, numa simulação de segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista mantém uma vantagem de 20 pontos e venceria com 54%, contra 34% do atual chefe de governo. Ciro Gomes também venceria o presidente, mas por uma margem um pouco mais apertada: 45% a 38%.
A pesquisa foi realizada no período de 2 a 4 de maio de 2022 com 1.000 entrevistados via telefone. A margem de erro máximo estimada é de 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%. Está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-03473/2022.