Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (26) aponta avaliação negativa do governo do presidente Jair Bolsonaro com 48%, oscilando dentro da margem de erro na comparação com a anterior, de março, quando o índice dos que consideram a gestão ruim ou péssima foi de 46%.
O levantamento mostra que também se mantiveram estáveis, as taxas dos que consideram o governo regular 27% e dos que o avaliam como ótimo ou bom com 25%. A fatia de 1% não opinou.
As taxas da reprovação a Bolsonaro já sinalizam tendências de maior rejeição e de menor probabilidade de voto pela continuidade do governo dele no pleito de outubro.
Na comparação com o levantamento anterior, o ex-presidente Lula cresceu cinco pontos no primeiro turno e três no segundo e tem 48% das intenções de votos. Bolsonaro aparece com 27%. Este é o primeiro estudo do Datafolha após a desistência do ex-governador de São Paulo, João Doria (PSDB).
Ainda segundo o Datafolha a intenção de voto em Lula num eventual segundo turno contra o atual presidente da República é de 58%, enquanto a de Bolsonaro é de 33%.
+ Datafolha: Lula decola entre mais pobres; evangélicos e ricos preferem Bolsonaro
O estudo foi realizado com 2.556 eleitores acima dos 16 anos em 181 cidades de todo o país, nesta quarta (25) e quinta-feira (26). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos. A pesquisa foi contratada pela Folha e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-05166/2022.
Leia também:
+ Fome: Brasil alcança o pior cenário em insegurança alimentar desde 2006
+ De olho no futuro: Jovem deve ser o foco das campanhas eleitorais de 2022