O presidente americano Joe Biden anunciou, nesta terça-feira (15), que a agência federal americana US Development Finance Corporation vai investir 30 milhões de dólares na empresa de mineração TechMet para o desenvolvimento de instalações para transformação de cobalto e níquel no Brasil. A informação foi dada primeiramente pela agência Deutsche Welle.
Biden informou o aporte milionário durante evento na cúpula do G20, realizada na ilha de Bali, na Indonésia, juntamente com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente indonésio, Joko Widodo. O investimento nesses minerais é parte de estratégia da Casa Branca para buscar opções para a importação de suprimentos chineses.
A iniciativa chamada de Parceria para Infraestrutura e Investimento Global é liderada pelo G7 e reúne as maiores economias industrializadas.
O aporte financeiro do bloco europeu virá da Global Gateway Strategy, que promove projetos sustentáveis e prevê 300 bilhões de euros em investimentos em países terceiros nos próximos cinco anos.
Leia também:
+ Moraes após ataques de bolsonaristas: ‘Extremistas terão a aplicação da lei’
+ Geraldo Alckmin anuncia mais nomes para transição; veja a lista completa