Um nova rodada de pesquisas do instituto PoderData foi divulgada nesta semana pelo site Poder360 sobre a corrida presidencial deste ano.
O levantamento aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da disputa pelo Palácio do Planalto em 2022, com dez pontos de vantagem sobre o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), que tentará sua reeleição.
+ veja o resultado de 1º turno:
Lula (PT): 40%
Jair Bolsonaro (PL): 30%
Ciro Gomes (PDT): 7%
Sergio Moro (Podemos): 7%
Eduardo Leite (PSDB): 2%
João Doria (PSDB): 2%
André Janones (Avante): 2%
Simone Tebet (MDB): 2%
Luiz Felipe D´Ávila (Novo): 0%
Brancos e nulos: 5%
Não sabem: 3%
O único cenário de segundo turno testado pelo PoderData foi o de Lula contra Bolsonaro, os dois primeiros colocados na pesquisa de primeiro turno.
Lula (PT): 50%
Jair Bolsonaro (PL): 36%
Brancos e nulos: 12%
Não sabem: 2%
Nos recortes da pesquisa é possível identificar onde Lula e Bolsonaro, que segundo as pesquisas divulgadas até aqui devem polarizar a disputa, têm seu melhor desempenho:
+ Luiz Inácio Lula da Silva (PT):
Entre os moradores da Região Nordeste – 54%
Entre os que têm ensaio fundamental – 50%
Entre os que têm de 16 a 24 anos – 49%
+ Jair Bolsonaro (PL):
Entre os que têm mais de 60 anos – 40%
Entre quem ganha mais de 5 salários mínimos – 40%
Entre os que moram na região Centro-Oeste – 40%
Recorte por regiões
Num recorte das cinco regiões do país, o petista leva vantagem, num eventual segundo turno contra Jair Bolsonaro, em três. O atual presidente supera Lula em duas.
Segundo o PoderData, Lula ganharia no Sudeste, Nordeste e Norte, enquanto seu provável adversário levaria a melhor nas regiões Centro-Oeste e Sul.
O PoderData é um instituto de pesquisa ligado ao site Poder360. O instituto faz pesquisas por telefone de forma automatizada, usando o método IVR, Interactive Voice Response. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
A pesquisa ouviu 3 mil pessoas, entre os dias 13 e 15 de março de 2022 e a probabilidade de retratar a realidade é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o código BR-00835/2022.
Leia também:
+ Lula diz para jornalistas que teme ser assassinado e cita Marielle
+ Morte de Major Olímpio completa 1 ano e web resgata fala sobre Bolsonaro: ‘Proteger filho bandido’