A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta terça-feira (29) que o valor da tarifa da bandeira 2 vermelha – cobrança adicional aplicada às contas de luz realizada quando aumenta o custo de produção de energia – será reajustado em 52%, para R$ 9,49 pelo consumo de 100 kw/hora. O preço até então era de R$ 6,243.
Nesta segunda-feira (28) o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, fez um pronunciamento na televisão em que afirmou que o país passa por um momento de crise hídrica e pediu uso “consciente e responsável” de água e energia por parte da população. O Brasil vive a pior crise hídrica dos últimos 91 anos.
Sem anunciar medidas práticas e em rápido discurso, Albuquerque lembrou o ano de 2001, quando durante o governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), o Brasil atravessou inúmeros problemas no setor e implementou o racionamento.
O novo valor entra em vigor a partir de julho, conforme informou a Aneel na última semana. O último reajuste do sistema de bandeiras tarifárias foi feito em 2019.
Leia também:
+ Guedes diz que Brasil é o ‘celeiro do mundo’
+ SP: vacinação em massa mostra redução de 71% nos casos
+ Perícia conclui que Maluf não necessita de indulto; político estaria com demência
+ Joice Hasselmann relata última conversa com Bolsonaro e cita ameaça; assista