Seguindo a retrospectiva Harry Potter do SRZD, “Harry Potter e a Câmara Secreta”, é a adaptação do segundo livro de J.K. Rowling para o cinema.
Nesta aventura, Harry Potter e seus amigos tem a missão de salvar Hogwarts. Após 50 anos a Câmara Secreta é aberta novamente, por aquele que a abriu há vários anos atrás, senhor das trevas e herdeiro dos Slytherin (Sonserina), o Lord Voldmort.
Lord Voldmort, enquanto estudante, era Tom Marvolo Riddle (Christian Coulson), e preservou sua memória em um livro que o permite controlar a mente daquele que possuir o objeto. Lamentavelmente, o livro vai parar nas mãos de Gina, a caçula dos Weasley. E inesperadamente cai nas mãos de Harry. Possuidor do livro Harry Potter descobre lentamente quem é Tom Marvolo Riddle. E enquanto isso, avisos aterrorizantes são escritos com sangue nas paredes da escola.
Com o livro do temido Lord das trevas, Potter descobre que pode falar a língua das cobras e ouve vozes estranhas vindas das paredes.
Ao lado dos fiéis amigos, Ron (Rupert Grint) e Hermione (Emma Watson), Harry descobre que a esquecida Câmara Secreta foi aberta novamente, e os três ao lado do professor Lockhart (Kenneth Branagh), penetram-na. Depois de uma série de acontecimentos inesperados, o bruxo finalmente consegue salvar Gina Weasley (Bonnie Wright) da morte com ajuda da Phoenix do professor Dumbledore (Richard Harris). E como presente da escola aos alunos, depois de tantas aventuras, os exames são cancelados.
“Harry Potter e a Câmara Secreta”, é incrementado com carros voadores, árvores que lutam e um misterioso elfo. Também dirigido por Chris Columbus, o segundo longa da série arrecadou US$ 878 milhões em todo o mundo, recebeu três indicações ao BAFTA e uma indicação ao MTV Movie Awards, entretanto, assim como o antecessor, não ganhou nenhum dos prêmios.