Internado no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, após interromper as férias na praia em Santa Catarina, o presidente Jair Bolsonaro anunciou pelas redes que passará por exames e não descarta “possível cirurgia de obstrução interna na região abdominal”.
Bolsonaro fez o anúncio pelas redes sociais com uma foto em que está deitado em uma cama de hospital com sonda . Ele deixou Santa Cataria na madrugada desta segunda-feira (3) e confirmou que chegou ao hospital em São Paulo por volta das 3h.
“Comecei a passar mal após o almoço de domingo”, tuitou o presidente. Em boletim, o hospital confirmou um quadro de obstrução intestinal e informou que não há previsão de alta.
Duas versões
Duas versões predominam em relação ao quadro do presidente. A primeira dá conta de que uma nova obstrução intestinal teria ocorrido, semelhante à ocorrida em 14 julho de 2021, que o levou ao mesmo hospital para uma internação de quatro dias.
No entanto, o colunista Lauro Jardim, do jornal “O Globo”, garante que Bolsonaro teria apresentado uma infecção intestinal que foi agravada pelos complexos problemas digestivos dele, sobretudo em decorrência das múltiplas cirurgias sofridas após o episódio da facada ocorrido durante a corrida eleitoral de 2018.
O presidente não tinha agenda oficial para esta segunda-feira. O único compromisso já divulgado por Bolsonaro nesta semana é no dia 5 de janeiro, quando pretende participar de uma partida de futebol beneficente com cantores sertanejos em Buriti Alegre, Goiás.
Críticas em férias
Bolsonaro vem sendo criticado por não ter interrompido as férias para acompanhar de perto a situação das chuvas na Bahia, onde mais de 471 mil pessoas foram afetadas e 136 cidades declararam estado de emergência. O presidente chegou a declarar que não estava disposto a interromper suas férias para visitar o estado nordestino.
O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com Bolsonaro pousou no início da madrugada em Congonhas. De lá, a comitiva com o presidente foi direto para o Hospital Vila Nova Star.
O presidente não tinha agenda oficial para esta segunda-feira. O único compromisso já divulgado por Bolsonaro nesta semana é no dia 5 de janeiro, quando pretende participar de uma partida de futebol beneficente com cantores sertanejos em Buriti Alegre, Goiás.
Bolsonaro foi internado pela última vez em 14 de julho de 2020 para tratar um quadro de suboclusão intestinal. Ele teve alta do Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, quatro dias depois.
Íntegra do último boletim médico
São Paulo, 03 de janeiro de 2022 – O Hospital Vila Nova Star informa que o Senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, deu entrada na unidade na madrugada desta segunda-feira, devido a um quadro de suboclusão intestinal. Ele está estável, em tratamento e será reavaliado ao longo desta manhã pela equipe do Dr. Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo.
No momento, sem previsão de alta.
Direção médica responsável:
Dr. Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo – Cirurgião-chefe
Dr. Leandro Echenique – Cardiologista
Dr. Ricardo Camarinha – Cardiologista do presidente
Dr. Antônio Antonietto – Diretor médico do Hospital Vila Nova Star
Dr. Pedro Loretti – Diretor geral do Hospital Vila Nova Star
Leia também:
+ Governador Cláudio Castro testa positivo para Covid-19 pela segunda vez