Durante discurso feito nesta quinta-feira (17) em comemoração ao dia de São Patrício, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chamou o presidente russo, Vladimir Putin, de “ditador assassino” e “marginal”.
“Meu ponto principal é que, você sabe, agora você tem a Irlanda e a Grã-Bretanha e, você sabe, outro público se unindo contra um ditador assassino, um marginal que está travando uma guerra imoral contra o povo da Ucrânia”, disse o democrata, que seguiu: “E Putin está pagando um alto preço por sua agressão. E eles são parte da razão pela qual os custos estão tão altos”.
Também nesta quinta sites do governo russo estão enfrentando ataques cibernéticos “sem precedentes”, segundo admitiu o Ministério da Transformação Digital do país.
Nas últimas semanas, entidades governamentais e empresas estatais foram alvo de ataques, incluindo sites do Kremlin, sede do governo russo, da transportadora Aeroflot e do banco Sberbank.
Segundo o ministério, esforços técnicos estão sendo feitos para filtrar o tráfego da web estrangeira. À medida que a Rússia se torna cada vez mais isolada dos sistemas financeiros e cadeias de suprimentos globais por causa das sanções ocidentais, o governo propôs uma série de medidas para apoiar o setor de Tecnologia de Informação local.
Leia também:
+ Pesquisa Quaest: Haddad lidera em todos os cenários em São Paulo
+ PoderData: Lula é o preferido no Nordeste; Bolsonaro entre quem tem mais de 60 anos