Tremores de terra foram registrados em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, na madrugada desta segunda-feira (13). Assustados, moradores deixaram as casas às pressas, e os bombeiros receberam mais de cem chamados. Muitas pessoas abandonaram suas casas, mas apesar do susto, ninguém se feriu.
A situação aconteceu na região central da cidade e nos bairros Madureira, Universitário, Jardim América e Pio X. A suspeita é que a chuva dos últimos dias seja a responsável: com a terra molhada, aumentam os riscos de deslizamento de terra.
O Corpo de Bombeiros emitiu um aviso orientando os moradores a deixarem as suas casas em caso de rachaduras em paredes ou vigas. A corporação recebeu mais de 100 ligações durante a madrugada.
Ponte interditada
No fim da noite de domingo (12), uma ponte que ficava sobre o Rio Caí cedeu parcialmente na altura do km 174 da BR-116. Ela é uma das principais ligações entre os municípios de Caxias do Sul e Nova Petrópolis.
O estado volta a ficar em alerta para inundações severas e possíveis deslizamentos. Com a forte chuva que atingiu o estado no fim de semana, a Defesa Civil teme que a situação se agrave entre esta segunda (12) e terça-feira (13).
Números atualizados da tragédia
A última atualização divulgada pela Defesa Civil informou que, até agora, 145 pessoas já morreram por conta da catástrofe climática e outras 132 seguem desaparecidas. O balanço mostra que são mais de 2,1 milhões de gaúchos afetados pelos temporais, em 446 cidades – sendo 538 mil desalojados e 81,2 mil levados a abrigos. De acordo com o Corpo de Bombeiros, já foram feitos resgates de mais de 76 mil moradores e 10 mil animais.
Leia também: