O presidente Jair Bolsonaro (PL), se envolveu em uma confusão com o youtuber Wilker Leão, nesta quinta-feira (18), na portaria do Palácio da Alvorada, em Brasília.
Ao cumprimentar apoiadores no local, o mandatário da República foi questionado pelo influenciador digital sobre o tema “delação premiada”. Em seguida, Wilker foi empurrado por um homem e chegou a cair no chão.
Ao prosseguir com os questionamentos provocativos, Leão reforçou críticas a Bolsonaro, chamando ele de “vagabundo”, “safado”, “covarde” e “Tchutchuca do Centrão”. O momento foi registrado pelo cinegrafista Emerson Soares, da TV Globo e divulgado no portal G1.
— Lucas Rohan (@lucasrohan) August 18, 2022
“Vem cá, quero falar contigo, vem cá”, disse Bolsonaro enquanto puxava o youtuber pela camisa e segurava seu braço.
“Esse cara veio me provocar, não merece a atenção de ninguém. Agora o candidato deles, vocês sabem quem é, não para em lugar nenhum [inaudível], você não vê uma foto, não vê uma live. Então deixa o cara à vontade aí, nenhuma reação contra ele. Isso vai continuar. Ele se baseia no Datafolha, mais nada. Só isolar o cara. É um direito dele, está sendo mal-educado. Só ver quem é esse cara, deve ter uma página, deve ser ‘Lula livre’”, disse Bolsonaro.
Após o tumulto, o presidente permitiu a aproximação do youtuber, que retornou sem o celular na mão, e conversou por alguns minutos, sem confusão. Ele fez perguntas sobre ações de governo em tom crítico, e o mandatário respondeu se explicando.
Leia também:
+ Termina nesta quinta-feira prazo para pedir voto em trânsito; veja como fazer
+ Disputa da fé: PoderData mostra voto em Lula ou Bolsonaro de acordo com a religião
Em abril deste ano, Wilker já havia discutido com Jair Bolsonaro após questiona-lo sobre declarações a respeito da realidade de cabos e soldados do Exército nos quartéis.
O canal de Leão no YouTube tem 13 mil inscritos. Ele também tem 5,2 mil seguidores no Instagram e 125 mil no TikTok. O youtuber diz ser advogado e cabo do Exército.