Campeão olímpico de vôlei, Pampa morre de câncer aos 59 anos

  • Icon instagram_blue
  • Icon youtube_blue
  • Icon x_blue
  • Icon facebook_blue
  • Icon google_blue

Luto no esporte. André Felippe Falbo Ferreira, o Pampa, campeão olímpico de vôlei em 1992, morreu nesta sexta-feira (7), aos 59 anos, em razão de complicações pulmonares causadas por uma reação à quimioterapia. Ele tratava um linfoma (câncer do sistema linfático) e estava internado na UTI da Beneficência Portuguesa, em São Paulo. A notícia da […]

POR Redação SRzd07/06/2024|2 min de leitura

Campeão olímpico de vôlei, Pampa morre de câncer aos 59 anos
| Siga-nos Google News

Luto no esporte. André Felippe Falbo Ferreira, o Pampa, campeão olímpico de vôlei em 1992, morreu nesta sexta-feira (7), aos 59 anos, em razão de complicações pulmonares causadas por uma reação à quimioterapia. Ele tratava um linfoma (câncer do sistema linfático) e estava internado na UTI da Beneficência Portuguesa, em São Paulo.

A notícia da morte de Pampa foi confirmada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), que emitiu uma nota de pesar. “Com pesar e grande tristeza, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) recebeu a notícia do falecimento do campeão olímpico Pampa nesta sexta-feira”, diz a nota da CBV.

“Pampa era um jogador de extremo talento e fez parte da geração que levou o vôlei brasileiro pela primeira vez ao alto do pódio olímpico. Será para sempre referência. É um dia muito triste para todo o voleibol brasileiro. A CBV se solidariza com a família e os amigos deste grande jogador, que escreveu seu nome para sempre na história do esporte mundial”, afirmou o presidente da CBV, Radamés Lattati.

Trajetória

Em sua trajetória, Pampa jogou no Brasil pelo Palmeiras e Suzano. No exterior, atuou na Lazio e Napoli na Itália e pelo Nec/Osaka, no Japão.

O seu apelido, relacionado à sua cortada, comparada ao coice de um cavalo pampa, surgiu ainda no início de sua carreira, em Recife, onde nasceu.

Pampa disputou sua primeira Olimpíada em Seul, em 1988, quando a Seleção Brasileira ficou em quarto lugar. Quatro anos depois, se consagrou com o time campeão olímpico nos Jogos de Barcelona.

Além de campeão na Espanha, o ex-atleta conquistou a Liga Mundial em 1993 e foi prata nos Jogos Pan-Americanos de 1991, em Havana, com a Seleção Brasileira.

Após a aposentadoria, Pampa se dedicou à política e à administração pública. Trabalhou no Ministério do Esporte entre 2000 e 2002, e foi Secretário de Esportes da cidade de Suzano entre 2007 e 2010. Também atuou como Secretário de Esportes de Campos, no Rio, e Superintendente Estadual de Esportes do Estado de Pernambuco. Ele também administrava a Pampa Sports, sua empresa de marketing esportivo, cultural e de entretenimento. ㅤㅤ

Notícias Relacionadas

Ver tudo