Os bloqueios da Avenida Embaixador Abelardo Bueno, da Estrada Coronel Pedro Corrêa e da pista lateral da Avenida Salvador Allende, sentido Avenida Embaixador Abelardo Bueno que começavam às 11h passarão a ser feitos às 13h. Com a medida, o entorno do Parque Olímpico ficará bloqueado apenas das 13h às 5h do dia seguinte, diminuindo o impacto no trânsito para moradores e comerciantes da região. A alteração foi definida na avaliação do primeiro fim de semana do festival, quando a chegada do público ocorreu a partir das 14h.
A operação de trânsito contará com a participação de 550 homens/dia, entre guardas municipais, controladores da CET-Rio e pessoal de apoio; 40 veículos operacionais e 44 motocicletas. Eles vão trabalhar na manutenção da fluidez, coibição do estacionamento irregular e ordenamento dos cruzamentos. As equipes vão ainda orientar pedestres e efetuar os bloqueios, contando com o apoio da Polícia Militar.
Serão utilizados 35 painéis de mensagens variáveis, móveis e fixos, que informarão sobre os horários dos diversos fechamentos, rotas alternativas e restrições de estacionamento. Planos semafóricos especiais serão implantados para garantir a fluidez, e o Centro de Operações Rio (COR) fará o monitoramento de toda a área do evento com 54 câmeras, permitindo que técnicos da CET-Rio façam ajustes na programação dos semáforos em função das condições do trânsito em cada momento. Mais detalhes da operação podem ser obtidos no site www.rio.rj.gov.br/web/cetrio.