“Christo Redemptor” comemora os 75 anos do monumento

  • Icon instagram_blue
  • Icon youtube_blue
  • Icon x_blue
  • Icon facebook_blue
  • Icon google_blue

Mostra gratuita reúne o maior acervo de imagens, textos históricos e objetos no Centro Cultural Arte SESC.

POR Redação SRzd10/09/2006|3 min de leitura

“Christo Redemptor” comemora os 75 anos do monumento
| Siga-nos Google News

São tantas histórias e imagens ao longo dos 75 anos de construção do Cristo Redentor, no Corcovado, no Rio de Janeiro, que reunidas geraram a maior exposição multimídia em torno de um dos cartões postais mais famosos do mundo. Para comemorar este aniversário, está em cartaz no Centro Cultural Arte Sesc, no Flamengo, a exposição Christo Redemptor. A curadoria é de Bel Noronha, cineasta e bisneta de Heitor da Silva Costa, o arquiteto brasileiro que concebeu a obra.

“A história do Cristo Redentor acompanhou a minha família, mas se tornou fato na minha vida quando resolvi, há três anos, iniciar a pesquisa para um documentário. Essa busca me revelou o quanto havia de desinformação sobre a história dessa construção. Motramos na exposição alguns detalhes como os livrinhos que meu bisavô publicou sobre a obra, fotos de arquivos que foram reunidas especialmente nesse projeto. São histórias saborosas, para serem apreciadas e divididas com todos”, diz Bel Noronha.

O espaço do Centro Cultural Arte Sesc, no Flamengo, abriga, até o dia 12 de janeiro, a exposição, totalmente gratuita, vista como a mais completa até hoje sobre o Cristo Redentor. São mais de cinqüenta acervos de colecionadores que cederam gratuitamente objetos, documentos e fotografias sobre o Cristo Redentor. Segundo a coordenadora de artes visuais do SESC Rio, Stela Costa, o caráter multimídia é um dos pontos altos da mostra.

Exposição multimídia

Na trilha multimídia da exposição Christo Redemptor, o público percorre diferentes ambientes, por onde é possível conhecer mais detalhes da história de um dos monumentos mais visitados do mundo.

Na primeira sala circular do Centro Cultural Arte SESC é o visitante que se coloca no lugar do monumento, num pedestal posicionado no centro do espaço, de onde tem uma visão panorâmica da cidade. No próximo ambiente, fotos de Marc Ferrez, do arquivo do Instituto Moreira Salles, mostram o Corcovado ainda despido do Cristo Redentor, levando o público a uma viagem no tempo, com exposição de revistas e objetos da época, além de textos do arquiteto Heitor da Silva Costa que revelam as primeiras idéias para o Cristo Redentor.

Das fotos à animação, que é exibida na sala seguinte com as diversas histórias fantasiosas em torno da obra, como a vinda da estátua de helicóptero, há a montagem em partes trazidas da França, o presente do governo francês, entre outras.

Materiais diversos

A diversidade de materiais sobre o Cristo Redentor está representada por um vídeo-mosaico com mais de 300 imagens. São fotos de Custódio Coimbra, Zeca Linhares, charges de Millôr, Jaguar e Chico Caruso, antigos cartões postais, quadros de J. Araújo, desenhos de J. Carlos. A passagem para o espaço seguinte mostra um outro mosaico, dessa vez com reportagens publicadas ao longo dos últimos 75 anos que trazem o Cristo Redentor como personagem principal, ambiente criado especialmente pelo arquiteto Chicô Gouveia, um dos colecionadores que cederam peças para a exposição. Outro destaque é a sala onde é exibido o documentário que dá nome à mostra: Christo Redemptor, produzido e dirigido por Bel Noronha.

Serviço:

Exposição Christo Redemptor

Data: até 12/01/07

Local: Centro Cultural Arte SESC (Rua Marquês de Abrantes, 99 – Flamengo)

Horário de funcionamento: terça-feira a sábado, das 12h às 20h. Domingos, das 11h às 17h

Entrada franca

Agendamento de visitas guiadas: (21) 3138-1343

Notícias Relacionadas

Ver tudo
Brasil
Galpão de alegorias do Caprichoso recebe imagem peregrina de Nossa Senhora do Carmo

Festival de Parintins. Em um momento de fé e devoção, a imagem peregrina de Nossa Senhora do Carmo visitou, nos últimos dias, os trabalhadores do Galpão Central de Alegorias do Boi-Bumbá Caprichoso. A padroeira de Parintins foi recebida com emoção por artistas, diretores e conselheiros de arte, todos devotos da Virgem do Carmelo. O artista […]

Galpão de alegorias do Caprichoso recebe imagem peregrina de Nossa Senhora do Carmo

2 min de leitura

Brasil
Ronaldinho surpreende torcida ao falar da Seleção Brasileira

Eita! Ronaldinho surpreendeu a torcida canarinho e disse que vai abandonar a Seleção Brasileira. O ex-atacante disse que não vai acompanhar os jogos do Brasil na Copa América, este ano. Segundo ele, está faltando tudo! Ronaldinho Gaúcho foi pentacampeão mundial com a seleção em 2002, último título conquistado pelo país em mundiais e é considerado […]

Ronaldinho surpreende torcida ao falar da Seleção Brasileira

1 min de leitura

Brasil
Boi Garantido inicia translado de alegorias para o Bumbódromo; veja fotos

Festival de Parintins 2024. O Boi-Bumbá Garantido iniciou o translado das alegorias que comporão o espetáculo na arena do Bumbódromo nas três noites do Festival Folclórico de Parintins em 2024. A operação iniciou com salva de fogos de artifícios durante todo o trajeto, uma forma de anunciar que a festa vai começar. Os primeiros módulos […]

Boi Garantido inicia translado de alegorias para o Bumbódromo; veja fotos

3 min de leitura

Brasil
Parintins: TV A Crítica exibe editorial após Globo ficar de fora da transmissão

Festival de Parintins 2024. A festa na ilha do Amazonas está cada vez mais próxima. No último final de semana de junho, dias 28, 29 e 30, os bois-bumbás Caprichoso e Garantido disputarão o título de campeão da 57ª edição do festival. E mesmo antes do espetáculo, o Festival já ganhou o noticiário nacional. Acontece […]

Parintins: TV A Crítica exibe editorial após Globo ficar de fora da transmissão

4 min de leitura