Nas redes sociais, diversas pessoas relataram que o horário do relógio de seus celulares foram adiantados automaticamente em uma hora nesta segunda-feira (15). De acordo com os internautas, situação ocorreu majoritariamente com usuários de iPhone que usam serviços da operadora de telefonia TIM.
Em resposta padrão aos usuários, a TIM lamenta o ocorrido e pede para clientes configurarem manualmente o horário dos seus celulares para o horário de Brasília. “Os aparelhos vinculados a operadora estão programados para a mudança que sempre ocorre referente ao horário de verão no mês de outubro. Sentimos muito pelo ocorrido e, orientamos que você configure seu aparelho para o horário de Brasília. Ficamos à disposição.”, respondeu a TIM a uma cliente.
— natália (@nataliaavieirab) 15 de outubro de 2018
— Kelly Christina (@kellymagela) 15 de outubro de 2018
Horário de Verão adiado
O próximo horário de verão terá um período mais curto do que o habitual. Por causa das Eleições de 2018 e do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o governo federal decidiu adiar o início da mudança temporária no padrão da hora para o dia 18 de novembro. Geralmente, o começo do horário de verão se dá no terceiro domingo de outubro.
O adiamento não alterara o seu término. O último dia da mudança temporária na hora padrão de alguns estados ainda está previsto para o terceiro domingo de fevereiro de 2019. Neste dia, os relógios deverão ser atrasados em uma hora.
Adotam o horário de verão, os seguintes estados: Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.