Como aumentar o turismo na cidade do Rio de Janeiro

  • Icon instagram_blue
  • Icon youtube_blue
  • Icon x_blue
  • Icon facebook_blue
  • Icon google_blue

O professor Bayard Boiteux, diretor do Curso e do MBA em Turismo da UniverCidade, dá algumas sugestões para aumentar o turismo na cidade do Rio de Janeiro. De acordo com suas palavras “é possível mudar a realidade de uma cidade e de um país através do turismo e eu venho trabalhando neste sentido”.

POR Redação SRzd23/07/2006|2 min de leitura

Como aumentar o turismo na cidade do Rio de Janeiro
| Siga-nos Google News

O Rio de Janeiro é a principal cidade turística do Brasil. Apesar de ser uma referência mundial, enfrenta problemas. Como superá-los? Fomos buscar algumas soluções com o professor Bayard Boiteux, diretor do Curso e do MBA em Turismo da UniverCidade. Ele representa o país no CIRET – Centre International de Recherches et Etudes Touristiques, com sede em Aix en Provence. É autor de dez livros, mais de 1200 artigos e um sem número de conferências aqui e no exterior. De acordo com suas palavras “é possível mudar a realidade de uma cidade e de um país através do turismo e eu venho trabalhando neste sentido”.

SRZD – Se fosse possível adotar 3 medidas concretas para melhorar o fluxo de turistas ao Rio, o que o senhor faria?

Criaria um projeto de sinalização turística e o implantaria antes do início da alta estação; Realizaria seminários periódicos com a participação de autoridades e prestadores de serviços e encontraria um sistema de gestão participativa do turismo carioca. E ainda criaria um toll free com informações turísticas 24 horas em três idiomas e postos de informações funcionando das 7h30 às 20h30 nas principais regiões turísticas da cidade.

SRZD – Qual a sua principal crítica a política nacional de turismo desenvolvida pelo Governo Federal?

O Governo Federal tem se preocupado muito com a promoção internacional e se descuidado de itens importantes como programas de segurança turística e formatação de destinos turísticos.

SRZD – Por que os turistas continuam sendo assaltados nas grandes cidades brasileiras?

Falta uma maior interação entre as autoridades de segurança e o sistema de prestadores de serviços turísticos. Todos os estados brasileiros deveriam criar um conselho de segurança turística e um programa de segurança turística.O curso de Turismo da UniverCidade acaba de criar um núcleo de segurança turística,dentro de nosso Centro de Pesquisas e Estudos do Turismo,para melhor entender o fenômeno da segurança em áreas turísticas e buscar soluções. Minha tese de doutorado em Direito da Cidade,que será defendida em outubro,na UERJ vai apresentar um sistema de segurança turística para o Rio.

Notícias Relacionadas

Ver tudo