O Comitê de Política Monetária, o Copom, do Banco Central, elevou a taxa básica da economia, a Selic; de 2,75% para 3,50% ao ano.
A decisão unânime foi tomada nesta quarta-feira (5), na 238ª reunião do Comitê. A alta de 0,75 ponto percentual na taxa básica era esperada pelo mercado e da continuidade ao novo ciclo de alta dos juros básicos iniciado na última reunião do colegiado, em 17 de março. Pelas projeções do mercado, a Selic deve encerrar 2021 em 5,50% ao ano, conforme dados do boletim Focus, do BC.
Na próxima reunião, o Comitê informa que “antevê a continuação do processo de normalização parcial do estímulo monetário com outro ajuste da mesma magnitude”:
“O Copom ressalta que essa visão continuará dependendo da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos e das projeções e expectativas de inflação”, informou em nota divulgada para a imprensa.
No mesmo comunicado, o Comitê reiterou a necessidade de o governo persistir na agenda de reformas e ajustes necessários na economia brasileira: “O Comitê ressalta, ainda, que questionamentos sobre a continuidade das reformas e alterações de caráter permanente no processo de ajuste das contas públicas podem elevar a taxa de juros estrutural da economia”.
+ Sidney Rezende: Depoimento de Mandetta causou certo prejuízo ao governo
+ Final do BBB bate recorde e futebol levanta SBT; veja os números de 4 de maio
+ Parceiro de Dani Calabresa, ator Bento Ribeiro revela drama pessoal
+ 2º dia da CPI tem bate-boca e ex-ministro Nelson Teich
+ Vigorou! Viviane Araújo vai convidar Gil do BBB para o Salgueiro
+ Em biografia, Sérgio Mamberti fala da perda da mulher e do companheiro
+ WhatsApp libera transferências de dinheiro; saiba como funciona
+ Deputada Joice Hasselmann posa de maiô após perder 20kg; veja