O livro “Vozes da Resistência” é uma coletânea de artigos, escritos entre 2013 e 2017, para o histórico Jornal do Brasil, onde Mônica Francisco, Davison Coutinho e Walmyr Junior escreviam episódios cotidianos – da luta, da fé, da alegria, do racismo e da violência – das favelas em que nasceram e cresceram.
Mônica Francisco é cria do Morro do Borel. Hoje é deputada estadual. Formada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde ingressou aos 38 anos pelo sistema de cotas raciais.
Davison Coutinho é da Rocinha. Graduado, mestre e doutorando em Designer pela Pontífice Universidade Católica (PUC-Rio), é professor e liderança comunitária.
Walmyr é do Complexo da Maré. Professor de história, formado pela Pontífice Universidade Católica. Fez pós-graduação em Juventudes e especialização em história das favelas.
Os três se encontraram através de Pedro Grossi, que era o diretor do Jornal do Brasil e criou a Coluna Comunidade em Pauta, onde conectavam os leitores do jornal com a realidade das violações constantes dos direitos humanas nas favelas.
O livro é um combinado de relatos, de fatos, de histórias que aconteciam nas favelas e que continuam acontecendo, como a morte do João Pedro, no Salgueiro, em São Gonçalo, morto durante uma operação policial em maio, durante o isolamento social.
Por isso, se faz urgente uma conversa virtual entre os autores, para que as vozes que sempre resistiram continuem provocando novas resistências, debatendo sobre as desigualdades – que foram expostas mais uma vez com a pandemia do coronavírus – para que não passemos todo o tempo contando mortes.
Lançamento Digital do Livro Porta Vozes da Resistência – Narrativas de Três Favelados
Dia 22 de Junho, às 17 horas, no Facebook – monicafranciscopsol