Guardas municipais do Grupamento Especial de Praia (GEP), que estão atuando na Operação Verão, prenderam homem nu, na Praia de Copacabana, na tarde deste sábado (16). O flagrante foi realizado na altura do hotel Copacabana Palace, após a equipe ter recebido denúncia de uma família de banhistas. O homem estava acompanhado de mais dois banhistas que estavam usando somente tapa sexo. Diante da recusa em se vestir, os três foram conduzidos para a 12 DP (Copacabana), onde foi gerado registro de comunicado administrativo por ato libdinoso.
As equipes do GEP também retiraram 26 cães da areia na orla das Zonas Sul e Oeste, coibiram três práticas esportivas (altinho, voleibol) em horário ou local proibido e desfizeram dois campings. As práticas são proibidas na cidade pelo Código de Posturas Municipais. Os guardas ainda apreenderam produtos que estavam sendo vendidos por ambulantes irregulares, como cangas, saídas de praia e até uma churrasqueira.
A Operação Verão esta sendo realizada desde o dia 30 de setembro, reforçando o patrulhamento na orla das Zonas Sul e Oeste nos finais de semana e feriados, com emprego de 381 guardas municipais. A operação é realizada com foco no ordenamento urbano e no trânsito, com a fiscalização das posturas municipais e também dá continuidade ao Plano de Prevenção Contra Pequenos Delitos e Arrastões nas Praias, elaborado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) no início do ano.
Somente no primeiro mês da operação, foram registradas 24 prisões e apreensões de adolescentes após flagrantes de furtos, roubos e outros tipos de pequenos delitos. A maioria das ocorrências aconteceu na orla da Zona Sul, com 19 casos registrados. Apesar das ocorrências de prisões, não houve registro de arrastões nas praias das zonas Sul e Oeste no período. Nas ações de ordenamento urbano e fiscalização das posturas municipais, a GM-Rio apreendeu 3.017 produtos com ambulantes sem autorização nas duas regiões. Na Zona Oeste, houve ainda a retirada de 25 campings. Na Zona Sul, também foram apreendidas 26 armas brancas. Os guardas do Grupamento Especial de Praia (GEP) fizeram a retirada de 569 cães da areia das praias, orientando os donos sobre a proibição. Os agentes coibiram 42 práticas esportivas em horário e local proibidos. O GEP registro em um mês 44 casos de crianças perdidas que foram devolvidas aos responsáveis.