A Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) montou esquema especial de patrulhamento e fiscalização para os Ensaios Técnicos das Escolas de Samba que acontecem neste domingo, dia 10, no Sambódromo, localizado na região central da cidade, a partir das 20h. Será empregado efetivo de 76 guardas municipais em ações de ordenamento urbano e de trânsito, coerção a delitos e também para auxiliar os espectadores.
As ações da GM-Rio terão início às 16h, com início das interdições de via planejadas pela CET-Rio, e seguirão até o término do evento. Os guardas municipais ainda atuarão na coerção ao desrespeito às proibições de estacionamento em vias localizadas no entorno da Passarela do Samba e demais infrações de trânsito. Haverá proibições de estacionamento em trechos da Rua Amoroso Lima, da Rua Frei Caneca e da Avenida Presidente Vargas. Já nas Ruas Carmo Neto e Heitor Carrilho e na Avenida Marquês de Sapucaí não será permitido o estacionamento em toda a extensão das vias.
No ordenamento urbano, os guardas municipais atuarão de forma preventiva para coibir ocupações irregulares do espaço urbano, coibir delitos como furtos, roubos e agressões, e também atuar na orientação do público presente.