No jogo de estreia na Olimpíada de Tóquio da seleção brasileira olímpica – que terminou com a vitória brasileira por 4 a 2 diante da Alemanha na última quinta-feira (22) – o jogador Paulo Henrique, o Paulinho, fez um gesto que se tornou um dos assuntos mais comentados da internet.
O movimento de uma flecha sendo atirada se trata do Ofá de Oxóssi. No candomblé, Oxóssi é conhecido como o “caçador de uma flecha só”, que garante o alimento através da caça. O Ofá é o objeto que representa o orixá, protetor de Paulinho. O atacante é conhecido por defender a liberdade religiosa.
“Quero que essa corrente de luta contra a discriminação siga se alongando. Não interessa a crença. Cada um pode manifestar sua fé do jeito que bem entender. O que defendo, como uma pessoa que tem voz, é que eu não posso me dar o direito de permanecer calado. De não me posicionar diante de preconceitos e negligências”, afirmou o jogador ao site “The Players Tribune”.
No último mês, o jogador do Bayer Leverkusen, que foi revelado pelo Vasco, sofreu com a intolerância religiosa após comemorar sua convocação para a Olimpíada de Tóquio. Paulinho escreveu em sua rede social: “NUNCA FOI SORTE, SEMPRE FOI EXÚ. LAROYÉ. Vamos Brasillll”
+ Após pedir para Exu iluminar o Brasil, jogador Paulinho é convidado para desfilar na Mocidade