Faltando pouco mais de nove meses das eleições, o presidente Jair Bolsonaro apresenta a maior taxa de rejeição entre os possíveis candidatos. É o que aponta a pesquisa PoderData divulgada neste sábado (22). Mais da metade dos eleitores ouvidos não votaria no atual presidente “de jeito nenhum”: 56%.
O levantamento mostra que Bolsonaro empata tecnicamente com o governador de São Paulo, João Doria, do PSDB,, que tem 59% de rejeição. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, que tem a preferência do eleitorado nas pesquisas recentes, é hoje o que tem a menor rejeição: 38%.
A pesquisa PoderData foi feita através de ligações para telefones celulares e fixos. Ao todo, foram três mil consultas em 511 municípios, nas 27 unidades da Federação, entre os dias 16 a 18 de janeiro de 2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais. O registro no TSE é 02137/2022.
Foram levantadas três possibilidades nas entrevistas: “único em quem votaria”, se “poderia votar nele” ou se não votaria nele “de jeito nenhum”. Veja o resultado:
Lula segue na liderança no quesito dos que o apontam como única possibilidade de voto. Cerca de 4 em cada 10 eleitores afirmaram que o ex-presidente é o “único em quem votariam”. É seguido por Bolsonaro (26%). Em terceiro lugar, aparece o ex-juiz Sérgio Moro, do Podemos, com 15%.
Leia também:
+ Rebeldia da Esperança: Ciro Gomes lança pré-candidatura
+ Elza disse antes de falecer: ‘Acho que vou morrer’; velório acontece no Municipal