Nova pesquisa realizada pelo Ipespe, contratada pela XP Investimentos e divulgada nesta quinta-feira (27), mostra que o ex-presidente Lula, do PT, segue na liderança da corrida presidencial com 44% das intenções de voto. Os outros candidatos, somados, têm 45% das intenções de voto.
Atrás do petista aparecem o presidente Jair Bolsonaro, do PL, com 24%, Sergio Moro, do Podemos, com 8%, Ciro Gomes, do PDT, com 8%, e João Doria, do PSDB, com 2%. Simone Tebet, do MDB, Rodrigo Pacheco, do PSD, e Alessandro Vieira, do Cidadania, marcaram 1%. Felipe D’Ávila, do Novo, não pontuou. Brancos e nulos são 8% e indecisos 4%.
Tanto Lula quanto Bolsonaro mostraram-se estáveis e pontuaram as mesmas intenções de voto em comparação com a última pesquisa, realizada na primeira quinzena do mês.
No segundo turno mais provável, entre Lula e Bolsonaro, o ex-presidente registra 54% das intenções de voto e o atual chefe do governo 30%. Nos outros cenários projetados, o petista vence todos os outros candidatos. A desistência de Sergio Moro em concorrer à presidência da República faria com Lula fosse eleito no primeiro turno.
O levantamento, realizado entre os dias 24 e 25 de janeiro, ouviu 1.000 pessoas por telefone por meio do sistema CATI IPESPE. A margem de erro é 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança de 95,5%. A pesquisa está registrada nos sistemas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-06408/2022.
Leia também:
+ PT vai apoiar candidatura de Marcelo Freixo (PSB) ao governo do Rio
+ Lula elogia perfil técnico de Dilma, mas cita falta de paciência política