O prefeito da cidade de Guarulhos, Gustavo Henric Costa, encaminhou um pedido ao governo federal solicitando o fechamento do Aeroporto Internacional de São Paulo, para conter e evitar a entrada de mais pessoas infectadas com a variante indiana do novo Coronavírus,
Principal aeroporto do Brasil, Cumbica é o maior terminal aéreo da América do Sul e o segundo mais movimentado da América Latina em número de passageiros.
No documento, o prefeito argumenta que, “com o aparecimento da nova Cepa Indiana do Covid-19 e estando em andamento a vacinação no grupo prioritário dos Aeroportuários, solicitamos o fechamento do espaço aéreo para voos comerciais (exceto transportes de cargas), mais especificamente a suspensão de todos os pousos e decolagens de voos internacionais de passageiros no Aeroporto de Guarulhos pelos próximos 15 dias, a fim de evitar que passageiros advindos do exterior propaguem novas Cepas no desembarque”.
Caso não seja aceito o pedido para o fechamento temporário do aeroporto, Costa solicitou a elaboração de um novo protocolo fortalecendo a barreira sanitária do local.
A variante indiana do novo Coronavírus, chamada de B.1.617, foi identificada em um passageiro de 32 anos que desembarcou no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, em 22 de maio. Ele é de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, e o diagnóstico foi confirmado pelo Instituto Adolfo Lutz, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.