A Prefeitura do Rio irá multar a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) por descumprir protocolos sanitários contra a Covid-19 durante a final da Copa América, realizada no último sábado (10), no Maracanã.
A determinação pela multa de R$ 54 mil é do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e de Inspeção Agropecuária (Ivisa-Rio). Segundo o órgão, a CBF, organizadora do evento, descumpriu as regras sanitárias determinadas pela Conmebol e pela prefeitura, cometendo uma infração considerada como “gravíssima”.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que esteve no local e constatou descumprimentos como aglomerações nos acessos ao estádio e grande parte do público sem utilizar máscaras faciais.
Também tiveram denúncias de falsificação de exames de RT-PCR, obrigatórios para a entrada no estádio. Houve registro de que pessoas vendiam resultados negativos falsos por até R$ 150.
Segundo o Diário Oficial, era obrigatória “a acomodação do público sentado, assegurando o espaçamento mínimo de metros entre cada indivíduo ou família”, e “o controle de acesso de público inclusive nos locais de testagem e demais ambientes do estádio”.
Antes do jogo, que teve vitória por 1 a 0 e título para a Argentina, torcedores se aglomeraram nos portões de entrada do Maracanã, muitos sem máscara.