Eleições municipais. Atual prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD) tem 49% das intenções de voto na disputa pela reeleição, segundo pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (24).
Na sequência, diante de um cenário estimulado, em que são apresentadas opções para o entrevistado, aparece o candidato do PL, Alexandre Ramagem, com 13%.
O terceiro melhor posicionado no levantamento é Tarcísio Motta (PSOL), com 7% da preferência do eleitorado.
+ veja os números:
Eduardo Paes (PSD) – 49%
Delegado Ramagem (PL) – 13%
Tarcísio Motta (PSOL) – 7%
Cyro Garcia (PSTU) – 3%
Rodrigo Amorim (União) – 3%
Juliete Pantoja (UP) – 2%
Marcelo Queiroz (PP) – 2%
Carol Sponza (NOVO) – 1%
Dani Balbi (PCdoB) – 1%
Henrique Simonard – 0%
Indeciso – 4%
Branco/Nulo/Não iria votar – 15%
Espontânea
No levantamento espontâneo, quando o entrevistado não vê a lista de candidatos, Eduardo Paes tem 22% das intenções de voto, enquanto Delegado Ramagem tem 5% e todos os outros pré-candidatos juntos têm 1% das intenções de voto; 70% dos entrevistados se disseram indecisos e 2% falaram que vão votar branco, nulo ou não pretendem ir votar.
Outro cenário
O estudo também perguntou as preferências dos eleitores em um cenário com apenas cinco candidatos. Paes ficou em primeiro com 52% dos votos, seguido pelo Delegado Ramagem, com 14%; Tarcísio Motta, com 10%; Rodrigo Amorim, com 3% e Marcelo Queiroz, com 2%. 4% dos entrevistados se disseram indecisos e 15% afirmaram que votarão branco, nulo ou não iriam votar.
Segundo turno
Na simulação entre Paes e o Delegado Ramagem, o atual prefeito obteve 62% das intenções de voto, contra 25% de Ramagem; 2% se disseram indecisos, enquanto 11% disseram que pretendem votar branco/nulo ou não pretendem ir votar.
Entre Paes e Tarcísio, a pesquisa indicou que o atual prefeito teria 57% dos votos, contra 24% do candidato do PSOL.
Já uma disputa entre o Delegado Ramagem e Tarcísio Motta, segundo a pesquisa, terminaria empatada, com 32% para cada um dos candidatos.
Informações sobre a pesquisa
Encomendada pela Rádio Tupi, a pesquisa entrevistou 1.104 eleitores de 16 anos ou mais, presencialmente, no Rio de Janeiro, entre os dias 19 e 22 de julho, e foi registrada junto à Justiça Eleitoral e protocolada sob o número RJ-03444/2024.