A Prefeitura do Rio de Janeiro ainda não conseguiu falar com o responsável por um prédio que ameaça desabar em Rio das Pedras, na Zona Oeste. Há rachaduras, buracos e do outro lado da Avenida Engenheiro Souza Filho já é possível perceber a inclinação do imóvel.
Na noite de quinta-feira (19), mais de dez famílias tiveram de deixar o imóvel que não tem registro na prefeitura. O alerta foi dado por uma moradora e a Defesa Civil esteve no local e interditou o edifício de cinco andares, que tem três lojas e 18 apartamentos.
Na manhã desta sexta-feira (20), os moradores puderam entrar em casa para retirar os pertences, ajudados por funcionários da Comlurb. Dos 18 apartamentos — de cerca de 80 metros quadrados — 17 estavam ocupados. O prédio vai ser demolido durante este fim de semana, depois que todas as unidades estiverem vazias. O superintendente da Defesa Civil Municipal, Lauro Botto, falou sobre o caso ao RJTV:
“Nessas avaliações anteriores, nossa equipe técnica, nossos engenheiros verificaram que não havia abalo na estrutura. Por isso, a gente não tomou as atitudes que a gente tomou agora. Agora, a gente consegue visualizar, até a olho nu, a inclinação do prédio. Hoje, consegue visualizar até aqui de fora essa estrutura. Há rachaduras visíveis na estrutura e na parte interna também”, disse Botto.
Leia também:
+ Senado aprova projeto que equipara injúria racial ao crime de racismo
+ O que fazer se faltar documentos na hora de entregar a declaração de imposto de renda?