Santa Teresa volta a ser palco para artes plásticas e a gastronomia

  • Icon instagram_blue
  • Icon youtube_blue
  • Icon x_blue
  • Icon facebook_blue
  • Icon google_blue

Uma das mais interessantes iniciativas culturais do Rio completa 10 anos.

POR Redação SRzd26/07/2006|2 min de leitura

Santa Teresa volta a ser palco para artes plásticas e a gastronomia
| Siga-nos Google News

Nos próximos dias 28, 29 e 30 de julho, cariocas e turistas poderão voltar a participar do programa que já se tornou tradição na cidade do Rio de Janeiro. É o 16º Arte de Portas Abertas, que este ano comemora seu décimo aniversário.

O Arte de Portas Abertas, que leva todos os anos milhares de pessoas para visitar o circuito de ateliês do bairro de Santa Teresa, se firmou no calendário cultural da cidade como o mais amplo e simpático acontecimento de artes visuais do Rio de Janeiro.

São 55 ateliês, com trabalhos de 65 artistas, e uma programação especial em museus e centros culturais, além de um selecionado roteiro gastronômico que proporciona ao público um fim de semana repleto de arte, diversão e sabores especiais.

A partir do surgimento da Associação Chave Mestra (Associação dos Artistas Visuais de Santa Teresa) em 2003, o Arte de Portas Abertas iniciou um ciclo com uma estrutura mais forte, que contempla a estratégia decidida em conjunto pelos artistas.

Nesses 10 anos, o Arte de Portas Abertas procurou trazer, a cada edição, algo de novo. É grande novidade que foi a abertura das portas dos ateliês se juntaram eventos como o intercâmbio nacional e internacional de artistas, prêmios, grafite; revitalização do casario colonial do bairro, gincanas de fotografia etc.

Este ano a Chave Mestra abriu a Galeria Mauá, que passou a representar comercialmente os artistas.

Para este ano, além da visitação dos ateliês estão programados vários eventos especiais, como o Prêmio Chave Mestra, a exposição do Coletivo de artistas pernambucanos, e o mural da artista Mônica Nador em conjunto com os grafiteiros do Santa Crew.

Nos espaços culturais destaca-se a exposição de gravuras do artista Frans Krajcberg no Cine Galeria.

Notícias Relacionadas

Ver tudo