A temperatura irá subir. O Brasil se prepara para receber mais uma onda de calor na próxima semana, a terceira do ano. O evento climático vai atingir o país entre os dias 11 e 15 de março, com temperaturas de até cinco graus acima da média.
Segundo o Climatempo, as regiões atingidas serão: todo o sul do Brasil, Mato Grosso do Sul, parte sul de Mato Grosso, triângulo mineiro, sul do Rio de Janeiro e grande parte de São Paulo. Nestes locais, os termômetros podem registrar temperaturas entre três e cinco graus acima da média.
Ainda de acordo com a empresa de meteorologia, o ar quente ganha força no Chaco Paraguaio – região semiárida do país vizinho – e no norte da Argentina ao longo desta semana. Um sistema de alta pressão nos níveis médios da atmosfera favorece a manutenção do ar quente, e dificulta a formação de nuvens carregadas, mantendo o clima seco e com aquecimento gradual.
Lembre-se! Durante a onda de calor intenso, é importante manter alguns cuidados como manter-se hidratado e evitar longos períodos de exposição ao sol, sobretudo das 10h às 16h.
Use roupas mais leves e faça aplicação de protetor solar regularmente. Em casos de exaustão e insolação, com náuseas e tontura, é necessário a procura de atendimento médico.
O Ministério da Saúde informa que os grupos mais vulneráveis aos efeitos das ondas de calor são idosos, crianças, pessoas com problemas cardíacos, respiratórios ou de circulação, diabéticos e gestantes.