Um trem do sistema metroviário de Salvador descarrilou na manhã desta terça-feira (31). O acidente aconteceu nas proximidades da estação Pirajá.
As primeiras informações indicaram que o trem do metrô bateu em um veículo férreo de manutenção que estava parado na via. Com o descarrilamento, o trem tombou e atingiu o outro trem, que também estava no mesmo local, no trilho ao lado.
Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros foram deslocadas para o lugar do acidente e resgataram as vítimas. Dois trabalhadores e quatro passageiros ficaram feridos, e foram levados para o Hospital do Subúrbio.
Em vídeos feitos dentro do trem e que circulam nas redes sociais, passageiros sem ferimentos aparecem sendo retirados dos vagões por trabalhadores uniformizados e andando pelos trilhos do metrô.
Em razão do acidente, a linha 1 opera apenas entre os terminais Acesso Norte e Lapa. A linha 2 – que chegou a funcionar com velocidade reduzida, em modo de emergência – já teve fluxo restabelecido.
A Secretaria Municipal de Saúde de Salvador confirmou o registro de seis vítimas, com ferimentos leves, sendo dois operários que trabalhavam no local e quatro passageiros.
Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e equipes do Corpo de Bombeiros foram deslocadas para o local do acidente. Um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (GRAER-BA) também esteve presente na ocasião.
Em nota, a CCR Metrô Bahia disse que “a segurança dos seus clientes e colaboradores é um valor para a empresa e que nesta manhã a concessionária acionou o Plano de Apoio entre Empresas em Situações de Emergência (PAESE) por conta de um descarrilamento entre o caminhão de alinhamento e uma composição, que causou o deslocamento do trem”.
Veja também:
+ Alceu Valença cobra autoridades por tragédia no Recife, a maior do século na região
+ Diante da maior tragédia do século no Recife, Bolsonaro diz que elas acontecem